Durante a execução da atividade os alunos tiveram a oportunidade de conhecer um pouco mais do nosso Meio Ambiente. Conversaram informalmente sobre o tema, observando e respeitando o conhecimento de cada um. Tiveram bastante atenção a leitura de um texto sobre a destruição e preservação do meio ambiente. Observaram com interesse as figuras sobre poluição e preservação, mostrada na sala de aula no notebook. Assistiram a exibição do filme “Madagascar 2”.
Visitaram o laboratório de informática educativa, para navegar e pesquisar sobre o filme assistido. Ao chegarem ao laboratório, os alunos receberam informações de navegação na internet, sobre como utilizarem os hipertextos e hiperlinks encontrados. Os alunos demonstraram interesse e curiosidade pelo que estavam fazendo, pois era uma novidade. As duplas colaboraram umas com as outras, ensinando, tirando dúvidas ou perguntando. Foram utilizados como ferramentas de pesquisa o “Google” e o “Youtube”, onde os alunos puderam ler: a sinopse do filme; o tempo de duração; elenco; assistiram ao trailler e ao vídeo musical do filme. Eles observaram que o computador tem, na verdade, várias utilidades, onde podemos nos divertir, fazer pesquisas, obter informações etc.
Após o filme e as pesquisas realizadas os alunos construíram, coletivamente, um texto resumido sobre o que haviam entendido.
O texto coletivo foi dividido em páginas e transformado em um livro, onde cada aluno ilustrou a sua maneira.
Texto coletivo feito pelos alunos:
Madagascar 2
Alex, o leão e seus amigos viajaram de avião, tentando voltar para Nova York, mas eles foram parar na África.
Chegando lá, Alex encontrou sua família. Ele e seus amigos reconheceram que aquele era o lugar certo para eles viverem.
O leão Alex lutou com um outro leão para se tornar rei, mas ele perdeu a luta.
Um dia, o leão Macumba, descobriu que a água do rio havia secado. Alex e a zebra Marthy saíram da reserva para procurar água e acharam uma barreira, que estava fechando o caminho da água.
Alex e Marthy foram vistos por algumas pessoas, que tentaram pegá-los com armadilhas. Mas eles foram encontrados pelo pai de Alex, que salvou os dois.
O problema da água foi resolvido.
Os pinguins e alguns bichos foram embora de avião. Os outros animais ficaram na África e viveram felizes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário